Inteligência Artificial e Copyright novo livro de José María Anguiano.

O livro “Inteligência Artificial e Copyright: Do Dilema de Thaler à Doutrina ‘The Right to Read is the Right to Mine’” de José María Anguiano aborda de forma profunda e provocativa as interseções entre a inteligência artificial e o direito autoral. Dentre os varios pontos jurídicos e atuais abordados na obra, destaca-se os principais analises realizadas pelo autor, quais sejam:

Impacto da IA no Direito Autoral: Anguiano explora as consequências da IA no campo jurídico, levantando questões sobre a proteção dos modelos de IA e a autoria das criações geradas por esses sistemas.

Proteção Legal dos Modelos de IA: O autor discute a necessidade de adaptar a legislação existente para abranger as novas realidades trazidas pela IA, garantindo a proteção adequada dos direitos dos criadores e titulares de obras originais.

Atribuição de Autoria às Máquinas: O debate sobre a atribuição de autoria às máquinas inteligentes, exemplificado pelo caso de DABUS, destaca questões sobre a personalidade jurídica das entidades não humanas e a capacidade de serem consideradas inventoras.

Proteção dos Modelos de IA como Programas de Computador: Anguiano destaca a importância da flexibilidade na interpretação das leis de propriedade intelectual para se adequarem aos desafios apresentados pela evolução da IA.

Desafios e Oportunidades: O autor conclui que a interseção entre inteligência artificial e direito autoral requer uma abordagem dinâmica e adaptável por parte dos sistemas legais para garantir a proteção dos direitos dos criadores e promover a inovação.

O livro de José María Anguiano oferece uma análise abrangente e perspicaz sobre as complexidades legais decorrentes da evolução da inteligência artificial, destacando a necessidade de uma abordagem proativa e reflexiva para lidar com os desafios e oportunidades apresentados por essa tecnologia em constante transformação.

A obra completa está disponível gratuitamente para download no link abaixo:

inteligencia_artificial_José María Anguiano

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *