Quinto encontro – Curso sobre Transformação Digital e Estratégia de Regulamentação da INTERNET.

Quinto encontro – Curso sobre Transformação Digital e Estratégia de Regulamentação da INTERNET.

O quarto encontro será ministrado pelos Professores Marcos WachowiczRoberto Pompeo e Luca Schirru no dia 19 de outubro de 2017, as 14hs, no auditório de multimídia do PPPGD/UFPR, situado no prédio histórico do Direito Ufpr, na praça Santos Andrade, n. 50.

Tema Central:

“Economia baseada em dados – Neste encontro se analisará o disposto no MCI no que tange a desenvolver uma economia brasileira crescentemente digitalizada, dinâmica, produtiva e competitiva, acompanhando a fronteira econômica mundial.”

Os dados passaram a ser considerados como um novo fator de produção. Muito se fala que estes seriam equiparáveis a uma nova moeda ou até mesmo seriam “o novo petróleo”. Apesar de tais assertivas bem explicitarem o caráter ubíquo e relevante dos dados, uma economia baseada em dados muito se difere das economias baseadas em produtos escassos, como é o caso do petróleo.

Essa nova economia possui peculiaridades capazes de questionar todo um pressuposto institucional vigente no que concerne a questões de propriedade, antitruste e modelos de negócio, demandando políticas disruptivas no que se refere aos modelos de governança vigentes.

Objetivo do encontro:

O encontro busca apontar as principais características dessa nova economia baseada em dados, os desafios no momento de sua implementação em território brasileiro, ressaltando os seus aspectos institucionais e tecnológicos e, por fim, buscará trazer alguns insights sobre a transformação digital e o desenvolvimento de uma economia de dados no Brasil.

Textos de apoio:

Marco Civil da Internet:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

 

Documento base da estratégia brasileira para a transformação digital:

http://teletela.com.br/wp-content/uploads/2017/08/EDB_Relatorio_Consulta…

 

OCDE: Data-driven Innovation for Growth and Well-being (INTERIM SYNTHESIS REPORT) –https://www.oecd.org/sti/inno/data-driven-innovation-interim-synthesis.pdf

O material de apoio da apresentção em power point está disponível no arquivo abaixo.

economia_baseada_em_dados4faltaconclusao_5_encontro