Disciplina Ética em Pesquisa – material didático de apoio

ÉTICA EM PESQUISA 2021.2

Disciplina Transversal    – Ética em Pesquisa  – Sigla no SIGA         PRPPG-7009

Professor Dr. Marcos Wachowicz

Ementa:

A ciência é uma atividade complexa e estabelecendo uma profunda inter-relação com a sociedade. Dentre estas camadas de contato podemos destacar a econômica, a jurídica e a política que produzem, conjuntamente, uma profunda reverberação sobre o fazer científico. A qualidade da investigação científica apresenta questões abrangentes referentes às responsabilidades do pesquisador e às repercussões sociais de seu trabalho.

A disciplina enfocará as questões relativas aos Direitos Intelectuais e os dilemas éticos, valores envolvidos e implicações dessas escolhas dentro das diferentes nuances da atividade científica.

Assim, serão abordados aspectos referentes aos seguintes eixos temáticos: (i) Direitos Autorais, Direitos de Imagem e Voz; (ii) Plágio e Plágio Acadêmico e casos concretos, e; (iii) A Regulamentação de Condutas Éticas, Comitês de Ética em Pesquisa, normatividade e divulgação de dados.

Objetivos: Construir uma visão reflexiva sobre os temas sensíveis aos valores morais e éticos de uma ciência moderna, ampla e responsável perante a sociedade. Em conjunto, espera-se fornecer subsídios teóricos e práticos à cerca da atuação do cientista na produção, análise e divulgação de dados dentro de uma perspectiva ético-jurídica.

Oferta no segundo semestre de 2021 – Cronograma  – Horário 14 h às 18 h

Aula       Data      Professor                            Assunto

Aula 2   25/08    Marcos Wachowicz         Direitos autorais, patentes, direitos de imagem e voz.

Aula 3   01/09    Marcos Wachowicz         Plágio e plágio acadêmico.

Aula 6   22/09    Marcos Wachowicz         Regulamentação e casos concretos sobre propriedade intelectual.

 

Bibliografia recomendada para prévia leitura:

Livro: Plágio Acadêmico. Autores: Marcos Wachowicz e José Augusto Fontoura Costa. A obra apresenta os conceitos básicos sobre o Direito Autoral para a compreensão ampla do fenômeno do Plágio no meio acadêmico, para coibir a ocorrência do plágio em artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros trabalhos de pesquisa.

Disponível no link:   https://gedai.com.br/plagio-academico/

Artigo: A Agnotologia no Processo de Conhecimento na Biotecnologia. Autores: Luciana Reusing e Marcos Wachowicz. O artigo traz uma reflexão importante para as ciências da natureza e para as ciências sociais, ao tratar do processo de ignorância ou dúvida induzida pela manipulação de dados e informações científicas para instaurar um processo social de desconfiança “agnotologia”, constituindono contraponto ao conhecimento “epistemológico”.

Disponível no link:   https://gedai.com.br/fakenews-nos-processos-de-conhecimento-na-biotecnologia/

Artigo: Os limites do direito de armazenamento e publicação dos conteúdos produzidos nos estabelecimentos de ensino na atividade de docência em sala de aula. Autores: Marcos Wachowicz e Rodrigo Otávio Cruz e Silva. O artigo trabalha as questões jurídicas e éticas da gravação das aulas pelos alunos e a sua transposição para ambientes digitais na rede mundial de computadores INTERNET.

Disponível no link: https://gedai.com.br/os-limites-da-publicacao-na-internet-do-conteudo-produzido-pelo-professor-em-sala-de-aula/

 

Link no canal do YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=BZuV1uUt26A

 

Material Didático de apoio:

data_Disciplina transversal _Direito Autoral – UFPR – 2022

data_Disciplina transversal _Direito Autoral – UFPR – 2021

 

Mais informações no site da PRPPG da UFPR:

http://www.prppg.ufpr.br/site/blog/2021/06/10/etica-em-pesquisa-2021-2/

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *