Relatório do INPI sobre mapeamento tecnológico de Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: Análise do mapeamento tecnológico do setor através das patentes depositadas no Brasil

O Relatório do INPI sobre Inteligência Artificial no Brasil, envolve um levantamento realizado em 2018 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com toda a América Latina fazendo uma estimativa dos ganhos que a IA pode trazer para a economia da nossa região.

Em relação ao PIB do Brasil em 2020, estimou-se um crescimento na ordem de em 2%. De acordo com o BID, esse índice poderia avançar até 4,1% com a disseminação da IA pelas várias áreas da economia e diferentes regiões do país.

A Inteligência Artificial está rapidamente se tornando o pilar da inovação. Como reflexo deste movimento o depósito de pedidos de patente relacionados às diversas categorias que envolvem Inteligência Artificial tem crescido rapidamente no mundo e também no Brasil.

Um ponto importante do Relatório do INPI ao analisar os pedidos de patentes relacionadas a Inteligência Artificial, no tocante a depositantes brasileiros, observou-se que 23% dos pedidos de patente (108 pedidos) pertencem à Universidades brasileiras, sendo que duas delas aparecem entre os 4 principais depositantes nacionais. No campo de Ciências Médicas, por exemplo, os principais depositantes nacionais são UFMG, UNICAMP e Universidade de São Paulo (USP), com 10, 6 e 3 pedidos de patente, respectivamente.

A Inteligência Artificial ressalta o INPI tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, resultado de progressos consistentes no aprimoramento de suas capacidades. A expansão dos recursos da IA promoveu sua adaptação em diversas áreas. É muito interessante observar que no caso do Brasil o campo de aplicação da IA que mais se destaca entre os depositantes brasileiros é o de ciências médicas.

Segue abaixo arquivo com o texto do Relatório em sua integra.

INPI Anáise Inteligência Artificial

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *